Início » Linha de metro de Seac Pai Van inicia operações

Linha de metro de Seac Pai Van inicia operações

A nova Linha de Seac Pai Vain do metro ligeiro começou hoje a operar. Residentes terão que mudar de linha na estação do Hospital das Ilhas entre as linhas do metro de Seac Pai Van e da Taipa

Nelson Moura

Com um percurso de 1,6 quilómetros ou dois minutos de viagem, a nova linha conta apenas com duas estações, a “Hospital Union” junto ao novo hospital do Cotai e a estação de “Seac Pai Van” perto dos complexos de habitação pública de Seac Pai Van.

A nova linha terá um horário de operação igual ao da linha da Taipa, entre as 6.30am e 11.15pm de segunda a quinta, e das 6.30am às 11.50pm de sexta a domingo, com uma frequência de circulação a cada seis minutos.

Segundo a Sociedade do Metro Ligeiro de Macau primeira carruagem partiu da Estação Seac Pai Van às 1:11pm do dia da inauguração, completando uma nova linha que em conjunto com a Linha do Metro Ligeiro da Taipa permitirá uma ligação direta entre a Barra e Coloane – com uma mudança de linha necessária na estação do hospital – e no futuro a Hengqin.

O sistema de metro ligeiro registou uma média de 13.500 passageiros em setembro deste ano, com o maior volume de passageiros, cerca de 16.700, reportado desde o início de operações da linha em fevereiro deste ano durante o ano novo chinês.

A obra de quase 1 mil milhões de patacas foi adjudicada à estatal China Road And Bridge Corporation em 2021 e devia ter sido concluída em abril deste ano, tendo sofrido atrasos devido à pandemia e restrições às obras rodoviárias e à rede de drenagem decorrentes da instalação de novos hidrantes na zona periférica.

A obra da extensão da Linha do Metro Ligeiro de Macau na Ilha de Hengqin foi concluída em agosto deste ano, e deve entrar em funcionamento até ao fim deste ano.

A obra foi adjudicada em 2021 à estatal Nam Kwong União Comercial e Industrial, Limitada por cerca de 3,4 mil milhões de patacas, partindo pela Estação do Lótus da Linha da Taipa e atravessando via um túnel em direcção oeste para o Canal de Shizimen.

Com esta linha o sistema de metro ligeiro de Macau ficará interligado com o comboio de alta velocidade Guangzhou-Zhuhai-Macau via a linha da ilha de Hengqin.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!