Em resposta a uma pergunta sobre os recentes planos dos EUA de vender armas para Taiwan, Zhang Xiaogang, porta-voz do Ministério da Defesa Nacional, disse que o ELP continuaria a intensificar o treinamento militar e a melhorar a prontidão para o combate.
“Pedimos ao lado dos EUA que honre sinceramente seu compromisso de não apoiar a ‘independência de Taiwan’ e pare de armar Taiwan seja de que forma for”, acrescentou Zhang.
Expressando forte insatisfação e firme oposição ao plano, Zhang disse que este viola gravemente o princípio de Uma Só China e as disposições dos três comunicados conjuntos China-EUA
Ele enfatizou que a “independência de Taiwan” é o tumor mais tóxico para a paz e a estabilidade entre os dois lados do Estreito de Taiwan, e a questão de Taiwan é a primeira linha vermelha que não deve ser cruzada nas relações China-EUA.
“O lado dos EUA enviou um sinal seriamente errado às forças separatistas para a ‘independência de Taiwan’, que está gradualmente empurrando Taiwan para o perigo de uma guerra traiçoeira e aumentando as tensões sobre o Estreito de Taiwan”, observou ele.
A segurança de Taiwan depende do desenvolvimento pacífico das relações entre os dois lados do Estreito, enfatizou Zhang, acrescentando que as armas fabricadas nos EUA não são um escudo para as autoridades do Partido Progressista Democrata em Taiwan, mas sim acelerarão sua própria destruição.