O mercado imobiliário português está a dar sinais de recuperação. Entre abril e junho deste ano, foram vendidas 37 125 casas, o que traduz um crescimento de 10,4% face ao mesmo período de 2023 e uma clara inversão da tendência de quebra que se vinha a verificar há 15 meses consecutivos.
Nem a subida homóloga de 7,8% no preço das casas no segundo trimestre travou este movimento, indicando que a confiança dos portugueses está a recuperar com a descida dos juros no crédito à habitação e da taxa de inflação. Aliás, este é o “primeiro aumento (homólogo) do número de transações desde o segundo trimestre de 2022”, indicou ontem o Instituto Nacional de Estatística (INE) na análise trimestral do mercado habitacional.
É também a primeira vez que ultrapassa a fasquia média das 34 mil transações verificadas ao longo dos últimos cinco trimestres. Com isto, o valor dos negócios de venda de casas ascendeu a 7,9 mil milhões de euros no segundo trimestre deste ano, mais 14,1% face ao registado em igual período de 2023.
Leia mais em Dinheiro Vivo