Início » Mais de 458 toneladas de material eletrónico reciclados em Macau

Mais de 458 toneladas de material eletrónico reciclados em Macau

A Direcção dos Serviços de Protecção Ambiental (DSPA) anunciou que, até o final de agosto de 2024, foram recolhidas mais de 9.100 toneladas de equipamentos eletrónicos e eléctricos usados, além de 340 toneladas de pilhas e baterias.

Essas ações fazem parte do Programa de Reciclagem de Equipamentos Eletrónicos e Elétricos e do Plano de Recolha de Pilhas e Baterias Usadas, com mais de 90 por cento dos materiais transformados em recursos após desmontagem.

Desde o lançamento do Plano de Reciclagem de Equipamentos de Informática e Comunicação, em outubro de 2017, e do Programa de Reciclagem de Equipamentos Eletrónicos e Elétricos, em 2020, a DSPA tem promovido a reciclagem de eletrodomésticos de grande e pequena dimensão.

Até agosto de 2024, cerca de 830 mil equipamentos foram recolhidos, com mais de 2.300 já doados e reutilizados. Os equipamentos que não puderam ser doados foram desmontados e reciclados. Além disso, o Plano de Recolha de Pilhas e Baterias Usadas, iniciado em 2016, resultou na coleta de mais de 340 toneladas deste tipo de resíduo até a mesma data.

A DSPA informou que a sociedade adjudicatária responsável organizou o carregamento de mais de 266 toneladas de placas de circuito e 192 toneladas de baterias descartáveis e de chumbo-ácido em Macau. Após o pré-tratamento, esses materiais foram transportados para o Japão e a Coreia do Sul, respeitando as normas da Convenção de Basileia.

Com a crescente conscientização ambiental, a quantidade de equipamentos eletrónicos e pilhas recolhidas aumentou significativamente. Em 2023, a coleta de equipamentos subiu mais de 30 por cento em relação ao ano anterior, enquanto a coleta de pilhas e baterias mais que dobrou, destacando um aumento expressivo nas baterias recarregáveis e de veículos elétricos.

A DSPA planeia expandir os pontos de recolha e intensificar as ações de divulgação. A redução de resíduos na fonte continua a ser a abordagem mais eficaz, e a DSPA incentiva a sociedade a considerar a reutilização ou doação de equipamentos usados, além de promover o uso de pilhas descartáveis como uma alternativa mais sustentável e económica.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!