No dia em que o seu piloto foi alvo de cerimónias fúnebres, a Ucrânia anunciou que um dos seus caças F-16 se despenhou enquanto repelia um ataque aéreo russo numa das primeiras missões, senão a primeira, daquele aparelho por Kiev.
“Os caças F-16 das Forças Armadas da Ucrânia foram utilizados para repelir um ataque de mísseis contra o território da Ucrânia por parte da Federação Russa, juntamente com unidades de tropas de mísseis antiaéreos”, declarou o exército ucraniano, sobre o maior ataque aéreo russo, que envolveu mais de 200 mísseis e drones. “Durante a aproximação ao próximo alvo, perdeu-se a comunicação com um dos aviões. Como se verificou mais tarde, o avião despenhou-se, matando o piloto”, acrescentou.
Noutro comunicado, este da Força Aérea, o piloto foi identificado como Oleksii Mes, tendo sido dito que destruiu nos céus três mísseis de cruzeiro e um drone. “Oleksii salvou os ucranianos dos mortíferos mísseis russos. Infelizmente, à custa da sua própria vida”, acrescentou, no dia em que decorreram as cerimónias fúnebres do piloto.
Leia mais em Diário de Notícias