Quando anoitecer esta segunda-feira, olhe para cima: a primeira superlua azul do ano vai iluminar os céus de todo o mundo. Este é um fenómeno raro: além de se tratar de uma superlua, que acontece quando a lua cheia está mais próxima da Terra (e, por isso, parece maior e mais brilhante), a distinção “azul” é dada à segunda lua cheia num mês ou à terceira de quatro luas cheias numa estação. E é precisamente isso que ocorre nesta altura: a Lua desta segunda-feira é a terceira de quatro luas cheias deste verão e, por isso, é considerada “azul”.
A Lua não será exatamente da cor azul. Na verdade, de acordo com o The Guardian, vai parecer mais avermelhada ou amarelada, graças à luz refratada ao redor da atmosfera no horizonte.
“Lua azul é o termo que usamos quando vemos a lua cheia duas vezes num único mês. O ciclo da Lua é de 29,5 dias, um pouco mais curto do que a duração média de um mês do calendário. Eventualmente, esse intervalo resulta numa lua cheia, que acontece no início de um mês com dias suficientes ainda para outro ciclo completo, ou seja, uma segunda lua cheia no mesmo mês. Por outras palavras, uma lua cheia que acontece no 1.º ou 2.º dia de um mês, provavelmente, será seguida por uma segunda lua cheia no 30.º ou 31.º dia. Isso acontece a cada dois ou três anos”, explica a agência espacial norte-americana NASA.
Leia mais em TSF