As autoridades gregas ordenaram, esta segunda-feira, a retirada de habitantes na região de Atenas, na sequência dos incêndios florestais que estão assolar a zona. As chamas estão a lavrar desde domingo nos arredores da capital grega e as autoridades do país admitem que o incêndio está fora de controlo. À TSF, Ana Maria Soares, uma professora portuguesa que vive na região de Atenas, descreve o momento que se vive na zona.
“A situação é dramática, o incêndio está em vários locais, está a ameaçar áreas habitacionais e penso que realmente vai ser muito difícil até amanhã combater este grande incêndio”, afirmou à TSF Ana Maria Soares.
Dezenas de habitantes de Ática já foram mesmo retirados devido às chamas que destruíram várias habitações. A agência Reuters adianta ainda que, nas últimas horas, três hospitais já foram evacuados.
Ana Maria Soares revela que alguns amigos tiveram de sair de casa devido à proximidade das chamas. “Tenho conhecimento de amigos meus que tinham casas de praia e foram retirados, receberam uma mensagem para se deslocarem para outras zonas. Disseram-me que a casa, por enquanto, está bem, não sofreu danos. O incêndio ainda não chegou às casas, mas o Governo, até mesmo por precaução, mandou que as pessoas saíssem, mandou esta mensagem, que é ativada logo quando há estes problemas e disse que as pessoas têm de ser retiradas”, acrescenta.
Leia mais em TSF