Início » Netanyahu: “já há data” para a operação em Rafah

Netanyahu: “já há data” para a operação em Rafah

Nem Hamas nem Israel parecem preparados para aceitar a proposta de cessar-fogo e troca de reféns que estará em cima da mesa.

As negociações para um cessar-fogo na Faixa de Gaza que permita a libertação dos reféns ainda nas mãos do Hamas falharam antes e durante o Ramadão. Mas, agora que se aproxima o final do mês sagrado para os muçulmanos – o Eid al-Fitr começa quarta-feira -, um novo acordo estará em cima da mesa. Os EUA indicaram que uma proposta para uma trégua de cerca de seis semanas foi apresentada ao grupo terrorista palestiniano, com outro dos mediadores das negociações, o Egito, a dizer que havia progressos no Cairo e o Qatar a mostrar-se “cautelosamente otimista”. Mas o Hamas nega progressos e o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, diz que “já há data” para a operação em Rafah.

“Não há mudança na posição da ocupação e, por isso, não há nada de novo nas negociações do Cairo. Ainda não há progresso”, disse um oficial do Hamas à Reuters. As declarações contradizem uma fonte egípcia ao canal de televisão estatal, que tinha dito que havia acordo entre as delegações presentes. Entre os mediadores encontra-se, desde domingo, o diretor da CIA, William Burns, após a pressão dos EUA sobre Israel para chegar a um acordo que leve a uma trégua e permita uma resposta humanitária à tragédia no enclave palestiniano.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!