Início China Biden transmite a Xi Jinping preocupação com apoio chinês à invasão russa

Biden transmite a Xi Jinping preocupação com apoio chinês à invasão russa

O presidente norte-americano, Joe Biden, transmitiu esta terça-feira ao seu homólogo chinês, Xi Jinping, na primeira conversa telefónica entre ambos desde 2022, a preocupação dos Estados Unidos com o apoio chinês à Rússia na invasão da Ucrânia.

“A China é, obviamente, um país soberano que tomará as suas próprias decisões sobre as suas relações, mas estamos muito preocupados com o rumo que isto está a tomar”, afirmaram altos funcionários do Governo de Biden aos jornalistas.

Em declarações à imprensa antes da chamada telefónica, responsáveis da Casa Branca indicaram que Biden pretendia centrar a conversa na preocupação que Washington sente com a ajuda que Pequim tem prestado à máquina de guerra russa, estimando que terá um impacto a longo prazo na segurança europeia.

O mais recente encontro entre os dois presidentes ocorreu em novembro passado, à margem da cimeira do Fórum de Cooperação Económica Ásia-Pacífico, em São Francisco, e este apelo foi uma forma de manter aberto o diálogo para gerir a competição entre as duas super-potências.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!