Início » Invasão aos Três Poderes completa um ano: relembre o ataque à democracia brasileira

Invasão aos Três Poderes completa um ano: relembre o ataque à democracia brasileira

Completa nesta segunda-feira, 8 de janeiro, um ano do evento que ficou conhecido como ataque aos Três Poderes e à democracia, em Brasília (DF). Centenas de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro se reuniram em marcha até a capital federal em ofensiva contra os prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal, sob chuva de argumentos sem fundamento pelo resultados nas urnas eletrônicas.

O ataque sucede uma série de investidas anti-Lula, incluindo bloqueio de vias por caminhoneiros bolsonaristas e ameaças de bombas em Brasília. Poucas horas depois de tomarem os prédios dos Três Poderes e destruírem acervos e grande parte da estrutura do Executivo, Legislativo e Judiciário, o presidente Lula (PT), recém empossado no cargo Executivo, decretou intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal; 365 dias depois, o STF segue julgando os terroristas que causaram danos históricos ao país.

“Me parece que quem pensou, organizou e financiou o 8 de janeiro quis que a partir dali houvesse uma avalanche de outras manifestações em várias capitais do país para que a necessidade da Garantia da Lei da Ordem fosse requerida, principalmente pelos apoiadores por aqueles que representavam o governo Bolsonaro, principalmente no Parlamento e um ou outro no Poder Judiciário”, recorda José Niemeyer, doutor em Ciência Política e coordenador do curso de Relações Internacionais no Ibmec RJ.

Leia mais em Istoé

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!