Tribunal quer julgar Sócrates em março

O Tribunal Criminal de Lisboa pretende começar a julgar em março o antigo primeiro-ministro, no âmbito da Operação Marquês, segundo avança o jornal Expresso. A confirmar-se, José Sócrates irá ser julgado no mês em que os portugueses escolhem um novo Governo - as eleições legislativas antecipadas estão marcadas para 10 de março, convocadas na sequência da demissão do primeiro-ministro, António Costa.

por Gonçalo Lopes

Segundo o semanário, antes do início do julgamento, o Tribunal Criminal de Lisboa espera por duas decisões, uma das quais é a do Tribunal da Relação de Lisboa sobre o recurso do Ministério Público relativo à decisão instrutória do juiz Ivo Rosa. A outra decisão é a do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, que está a analisar há seis meses as nulidades arguidas por Sócrates. Estas decisões estão previstas para o final de janeiro.

Se restar algum crime, escreve o Expresso, o Tribunal Criminal de Lisboa quer avançar de imediato com o julgamento, uma vez que os os crimes de falsificação de documentos começam a prescrever em 2024, sendo que os crimes de branqueamento “também estão em perigo de prescrição”.

Leia mais em Diário de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!