Início » Portugueses cortam nos bens alimentares mesmo com promoções

Portugueses cortam nos bens alimentares mesmo com promoções

Compras caíram 4,4% em volume, mas chegam quase aos 8% na alimentação. Três em cada quatro escolhem as marcas mais baratas.

As famílias portuguesas continuam a cortar nas compras no supermercado, em especial na alimentação, quer para si quer para os seus animais de estimação. Dados do estudo da Kantar para a Centromarca mostram uma redução 4,4% na quantidade comprada, apesar do crescimento em valor de 8,1%. Na alimentação e nos frescos a descida, em quantidade, é de 7,3% e 7,7%, respetivamente, e chega aos 8,2% na comida para os animais. Isto apesar de três em cada quatro portugueses admitirem “comparar mais os preços e escolher as marcas mais económicas”.

O estudo, que resulta da análise aos dados de compra de quatro mil famílias que fazem parte do Painel de Lares da Kantar, representativos de Portugal continental e dispersos por mais de mil pontos de sondagem, refere-se às compras realizadas entre 2 de janeiro e 8 de outubro de 2023, período em que os consumidores incluíram produtos em promoção em mais de metade – em 51,3%, para se ser mais exato – das vezes em que foram às compras. Deste universo, 77%, os tais 3 em cada 4, afirmaram ainda procurar escolher as marcas mais económicas. O desconto médio rondou os 30%.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!