Início » TeleTrade: A IA não é um café instantâneo para a economia em estagnação

TeleTrade: A IA não é um café instantâneo para a economia em estagnação

Uma vez que os mercados continuam a aguardar ansiosamente por mensagens actualizadas de orientação futura dos bancos centrais dos Estados Unidos e da Europa em meados de Junho, é pouco provável que as coisas acalmem. Mesmo que a Reserva Federal (Fed) e/ou o regulador europeu concedam às empresas uma pausa antes de tomarem novas decisões impopulares sobre taxas de juro elevadas que, em combinação com o aumento dos custos, irão provavelmente empurrar a maioria das empresas para uma recessão dos lucros. Por conseguinte, os investidores devem recear receber novas confirmações sobre o ambiente preocupante na próxima época de relatórios empresariais, que terá início no final de Julho.

De acordo com o analista da TeleTrade Ilya Frolov, existem muitas previsões a longo prazo e considerações a curto prazo que frequentemente se contradizem no que respeita a estratégias de negociação específicas. Partindo do princípio de que a nova e viral tecnologia de Inteligência Artificial (IA) pode enraizar-se e tornar-se nativa num número crescente de processos empresariais, a Goldman Sachs vê um bom potencial de subida para o índice S&P 500 num horizonte de 10 anos.

Caso se verifique uma adopção generalizada da IA, esta irá aumentar o ritmo real de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 1,1 pontos percentuais por ano, em média. O lucro por ação (EPS) em 20 anos seria pelo menos “11% maior do que nossa suposição atual”, de modo que o “valor justo” do S&P 500 seria aproximadamente “9% maior do que hoje, mantendo tudo o mais igual”, escreveu Ryan Hammond, estrategista da Goldman Sachs, em uma nota do cliente. Enquanto o barómetro do mercado geral está a tentar atingir a sua resistência técnica de 4 300 pontos, a projecção do grupo é que a área-alvo do S&P 500 está ligeiramente acima dos 4 700 pontos.

Parece impressionante, mas isso está a 10 ou 20 anos de distância, considerando o fato de que 4.700 é um nível mais baixo em comparação com os picos da temporada de Natal de 2021-2022. A questão pode ser se seria apropriado falar sobre a fé no crescimento a longo prazo depois disto, uma vez que muitos estão provavelmente a apostar numa contribuição muito mais forte da IA na produção e nos estilos de vida futuros? Hammond afirmou que as empresas vão acabar por extrair da IA mais ganhos de produtividade que aumentam as margens. Por exemplo, mais conhecimentos sobre os clientes, bem como marketing direccionado, poderão ser o factor a ter em conta. No entanto, “existe um elevado grau de incerteza em torno do potencial aumento da produtividade e da capacidade das empresas para traduzir a IA num aumento dos lucros”, mesmo durante um período de 10 anos. Por isso, ainda não é claro se se trata de uma previsão encorajadora ou céptica, acredita o analista da TeleTrade.

Os economistas do Deutsche Bank, que anteriormente esperavam que a recessão nos EUA começasse em 2022, insistem que pode estar a caminho durante os últimos meses de 2023. Embora “exista o risco de ser adiada” até ao primeiro semestre de 2024, “continuamos a acreditar que começa no quarto trimestre de 2023”, escreveu o director de Economia Global e Temática do Deutsche Bank, Jim Reid, numa nota ao cliente. O consenso “fixou o preço de uma desaceleração mais precoce e mais suave”, enquanto a previsão dos banqueiros aponta agora para um pico de -1,25% em termos de declínio do PIB dos EUA. Este valor poderá ser “mais brando do que a média da recessão pós-Segunda Guerra Mundial, mas agressivo em relação ao consenso”, refere a nota. “Dadas as fracas perspectivas cíclicas, a baixa produtividade e a demografia em declínio, precisamos desesperadamente de uma nova fonte de crescimento. É improvável que isso nos ajude neste ciclo, mas é uma esperança a que nos agarramos à medida que avançamos nesta década, após um início muito desafiador para a década de 2020”, observou Reid. Se será a IA ou outra coisa qualquer, só o tempo o dirá, mas a situação não pode claramente ser comparada aos efeitos estimulantes de um café instantâneo.

Aviso legal:
As análises e opiniões aqui fornecidas destinam-se apenas a fins informativos e educacionais, não se destinam a ser uma oferta ou solicitação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro e não representam uma recomendação ou conselho de investimento da TeleTrade. O conteúdo fornecido é genérico e não tem em conta os objectivos de investimento individuais ou a situação financeira. O material publicado não foi preparado de acordo com os requisitos legais destinados a promover a independência dos estudos de investimento e não está sujeito a qualquer proibição de negociação antes da divulgação dos estudos de investimento. A confiança indiscriminada em materiais ilustrativos ou informativos pode conduzir a perdas. O desempenho passado ou simulado não constitui um indicador fiável de resultados futuros e os indicadores de previsão não constituem um guia fiável para o desempenho futuro.

Ilya Frolov, Chefe de Gestão de Portfólio, TeleTrade

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!