Pelo menos duas pessoas morreram num ataque a tiro, num parque em Richmond, no Estado norte-americano da Virgínia (sudeste), onde decorria uma cerimónia de formatura de um liceu. Suspeito tem 19 anos.
Um finalista, de 18 anos, e um homem, de 36, que assistiam à cerimónia, morreram no ataque, disse o chefe interino da polícia de Richmond, Rick Edwards, numa conferência de imprensa, na terça-feira.
O suposto autor do ataque, que tentou fugir a pé, foi detido e várias armas de fogo foram encontradas no local, disse Rick Edwards. A polícia acredita que o atacante, de 19 anos, conhecia “pelo menos uma” das vítimas mortais.
O ataque fez com que os participantes na cerimónia fugissem em pânico, causando 12 feridos.
Os tiros foram ouvidos por volta das 17.15 horas de terça-feira (22.15 horas em Portugal continental), com os agentes policiais destacados para a cerimónia a chamarem reforços.
“Vamos fazer tudo o que pudermos para levar os indivíduos envolvidos à justiça. (…) Isso não devia acontecer em lugar nenhum”, disse o autarca de Richmond, Levar Stoney, na conferência de imprensa.
A agência que gere as escolas públicas de Richmond disse, numa mensagem, que o tiroteio ocorreu em Monroe Park, um parque que fica do outro lado da rua do teatro e adjacente ao campus da universidade Virgínia Commonwealth University.
Apesar da polícia garantir não acreditar que haja qualquer ameaça contínua à comunidade, as autoridades escolares decidiram cancelar “por precaução” uma outra cerimónia de formatura marcada para terça-feira e encerrar esta quarta-feira todas as escolas.
Desde o início do ano, o Gun Violence Archive já registou 278 tiroteios em massa nos Estados Unidos, assim classificados pelo portal sempre que causem pelo menos quatro mortos ou feridos.
Leia mais em Jornal de Notícias