A Deco afirma que os portugueses já estão a sentir uma descida no preço dos alimentos mas, nesta altura, ainda não consegue garantir se esta descida tem a ver com a taxa IVA zero ou com a fiscalização da ASAE.
“Diria que a medida começa a chegar às famílias porque estão já a sentir que existe algum acompanhamento, alguma fiscalização, nomeadamente pela ASAE relativamente aos preços que são apresentados aos consumidores. Por outro lado, aquilo que se tem sentido também é uma diminuição, ou pelo menos um não aumento tão significativo, de alguns produtos. Claro que não sabemos se isto terá ou não a ver precisamente com a redução do IVA nos produtos dos cabazes alimentares. A verdade é que o primeiro efeito, e penso que era o efeito desejável, é que haja uma efetiva fiscalização dos preços dos produtos”, explicou no Fórum TSF Natália Nunes, da Deco.
Questionada sobre as preocupações do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que alertou que os portugueses ainda não sentem os resultados da economia e defendeu a necessidade de os bancos aliviaram o peso dos créditos à habitação, Natália Nunes sublinhou que o Governo tem ouvido a banca, mas não quem paga.
Leia mais em TSF