Início » China é o quarto maior investidor em Portugal e quer enviar um milhão de turistas por ano

China é o quarto maior investidor em Portugal e quer enviar um milhão de turistas por ano

Vice-presidente chinês chega este domingo a Lisboa para avaliar relação entre os dois países. Deve ficar satisfeito com o que vai ver, mas vai querer mais. Visita dura quatro dias.

AChina é, há vários anos, o quarto maior investidor direto estrangeiro em Portugal, detendo uma posição global avaliada em 11,2 mil milhões de euros no final de 2022, segundo o Banco de Portugal (BdP).

O gigante asiático, a segunda maior economia do mundo a seguir aos Estados Unidos, é ainda o quarto maior vendedor de mercadorias a Portugal, tendo ultrapassado os Países Baixos no ano passado neste ranking. E quer ganhar peso nas exportações.

O turismo vai ser uma das grandes alavancas num plano que tenciona chegar a “um milhão de turistas” chineses por ano dentro de quatro anos, segundo a Associação do Turismo Chinês em Portugal, que reuniu há menos de um mês com o secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda.

O vice-presidente da República Popular da China, Han Zheng, chega hoje (domingo, 7 de maio) a Portugal para uma visita de quatro dias.

Na agenda estará, claro, o aprofundamento das relações económicas entre os dois países que, sendo de facto profundas, foram afetadas nos últimos anos por dificuldades maiores. A ideia é mais do que superar estes contratempos.

Primeiro, a pandemia, que travou as economias e a expansão do comércio. Depois, mais recentemente, em 2022, pela guerra da Rússia contra a Ucrânia.

A China é um aliado histórico da Rússia e tem sido muito criticada por não ter tido uma posição mais contundente em relação ao Kremlin. Mas até este ambiente parece estar a desanuviar um pouco.

Recentemente, a presidente da Comissão Europeia (CE), Ursula von der Leyen, foi à China, encontrou-se com o Presidente do país, Xi Jinping. Com ela foi o Presidente francês, Emmanuel Macron. E vieram de lá mais animados.

Leia mais em: Dinheiro Vivo

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!