Início » Portugueses pediram menos crédito até março. Bancos apertam critérios para empresas

Portugueses pediram menos crédito até março. Bancos apertam critérios para empresas

Dinheiro Vivo

Os pedidos de empréstimo por parte das famílias e empresas portuguesas diminuíram nos primeiros três meses do ano, em comparação com o trimestre anterior, segundo o Inquérito aos Bancos sobre o Mercado de Crédito, divulgado esta terça-feira pelo Banco de Portugal (BdP).

No caso dos clientes particulares, as instituições financeiras registaram um decréscimo da procura de crédito para comprar casa – fruto da subida das taxas de juro e da própria confiança dos consumidores – e uma “ligeira diminuição” no segmento de consumo, impulsionada pelo recurso às poupanças e pelas despesas de consumo de bens duradouros.

De acordo com o supervisor, os critérios de concessão de crédito às famílias mantiveram-se estáveis durante o primeiro trimestre de 2023. Neste período, os bancos reduziram os spreads (margem de lucro) nos “empréstimos para habitação de risco médio”, assim como nos “empréstimos para consumo e outros fins de risco médio e superior”.

“O custo de financiamento e as pressões concorrenciais contribuíram ligeiramente para reduzir os spreads em empréstimos de risco médio e, no crédito ao consumo e outros fins, o custo de financiamento e a perceção e tolerância de riscos contribuíram ligeiramente para reduzir os spreads nos empréstimos”, lê-se no relatório. As comissões e outros encargos, por seu turno, subiram moderadamente.

Quanto ao comportamento do mercado de crédito em Portugal no segundo trimestre, a instituição liderada por Mário Centeno antecipa para o segmento dos particulares a contínua redução da procura de empréstimos à habitação e a manutenção da procura para consumo e outros fins.

Leia mais em: Dinheiro Vivo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!