Início » Yanomami morre baleado por garimpeiros em comunidade indígena

Yanomami morre baleado por garimpeiros em comunidade indígena

Ao menos um indígena morreu e outros dois ficaram gravemente feridos após um ataque a tiros realizado por garimpeiros dentro do território Yanomami, em Roraima, informou neste domingo o governo.

“Com muito pesar soubemos do ataque a tiros de garimpeiros contra três indígenas Yanomami, um veio a óbito e os outros dois estão sob atendimento em estado grave”, informou o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) em sua conta oficial no Instagram.

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva lançou em fevereiro uma operação em conjunto com as Forças Armadas e policiais para expulsar milhares de garimpeiros que ocupam ilegalmente a reserva indígena Yanomami na Amazônia, perto da fronteira com a Venezuela, onde os invasores em busca de ouro são acusados de desencadear um crise humanitária.

O MPI informou que uma comitiva “interministerial” está a caminho de Roraima “para reforçar ainda mais as ações de desintrusão dos criminosos” e pediu uma investigação da Polícia Federal (PF) sobre o caso.

Leia mais em Istoé

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!