
O general Gonçalves Dias pediu demissão, nesta quarta-feira (19), do cargo de ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. A decisão foi tomada após a divulgação de um vídeo que mostra o ministro dentro do Palácio do Planalto nos atos golpistas de 8 de janeiro.
A decisão da saída foi tomada após Gonçalves Dias se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e diversos ministros no Palácio do Planalto. Com isso, torna-se o primeiro ministro a deixar o cargo após quatro meses de governo.
Imagens divulgadas pela CNN Brasil mostraram a presença e atuação de Gonçalves Dias no Palácio do Planalto durante os ataques golpistas de 8 de janeiro, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.
No vídeo, Gonçalves Dias e funcionários do GSI aparecem entre os invasores no Planalto, inclusive cumprimentando alguns e oferecendo até mesmo água aos vândalos. Composto majoritairamente por militares, o GSI é responsável pelas segurança das instalações da Presidência.
O general já tinha trabalhado no governo, como secretário de Segurança da Presidência da República no governo anterior de Lula e também como chefe da Coordenadoria de Segurança Institucional no mandato de Dilma Rousseff (PT).