As derrotas de Benfica, com Inter, e do Sporting, face à Juventus, confirmaram o que já pareciam destinado: Portugal perde o sexto lugar no ranking da UEFA para os Países Baixos e a partir de 2024/25 terá apenas duas equipas na Liga dos Campeões e cinco no total das provas europeias.
Pior ainda, o campeão de 2023/24 irá direto à fase de grupos da Liga dos Campeões; o segundo classificado terá de disputar e passar duas pré-eliminatórias. O que aconteceu com o terceiro classificado Benfica no passado verão de 2022.
As restantes vagas são para duas para a Liga Europa e uma para a Liga Conferência. O vencedor da Taça de Portugal entrará de forma direta na fase de grupos e o terceiro do campeonato passa a a qualificação. Se vencedor da Taça for o campeão ou o segundo classificado do campeonato, o terceiro classificado ganha o acesso direto à Liga Europa.
A última vaga é para a Liga Conferência, que pode ser para o quarto classificado – se o vencedor da Taça de Portigal for à Liga Europa – ou para o quinto classificado, no caso do vencedor da Taça ser um dos dois primeiros do campeonato.
Leia mais em O Jogo