Portugal pode vir a ter só duas equipas na Champions 24/25

por Gonçalo Lopes

As derrotas de Benfica, com Inter, e do Sporting, face à Juventus, confirmaram o que já pareciam destinado: Portugal perde o sexto lugar no ranking da UEFA para os Países Baixos e a partir de 2024/25 terá apenas duas equipas na Liga dos Campeões e cinco no total das provas europeias.

Pior ainda, o campeão de 2023/24 irá direto à fase de grupos da Liga dos Campeões; o segundo classificado terá de disputar e passar duas pré-eliminatórias. O que aconteceu com o terceiro classificado Benfica no passado verão de 2022.

As restantes vagas são para duas para a Liga Europa e uma para a Liga Conferência. O vencedor da Taça de Portugal entrará de forma direta na fase de grupos e o terceiro do campeonato passa a a qualificação. Se vencedor da Taça for o campeão ou o segundo classificado do campeonato, o terceiro classificado ganha o acesso direto à Liga Europa.

A última vaga é para a Liga Conferência, que pode ser para o quarto classificado – se o vencedor da Taça de Portigal for à Liga Europa – ou para o quinto classificado, no caso do vencedor da Taça ser um dos dois primeiros do campeonato.

Leia mais em O Jogo

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!