Início » Gasóleo baixou 8,6% desde o início do ano, gasolina está 1,4% mais cara

Gasóleo baixou 8,6% desde o início do ano, gasolina está 1,4% mais cara

Dinheiro Vivo

Preço dos combustíveis vai subir na próxima semana, à boleia de novo corte anunciado pela OPEP+ na produção de petróleo a partir de maio. Serão menos 3,66 milhões de barris por dia, o que pode vir a ser “sinónimo de preços mais elevados nas bombas de gasolina”.

A instabilidade nos mercados provocada pela invasão da Ucrânia ainda se faz sentir, designadamente nos combustíveis, o que levou o governo a manter, pelo menos até 17 de abril, as medidas de mitigação da subida dos preços, por via, entre outras, da redução do ISP e da suspensão da atualização da taxa de carbono. A redução da carga fiscal corresponde a 34 cêntimos por litro quer na gasolina quer no gasóleo, cujo preço médio, esta semana, foi de 1,494 euros o litro do gasóleo e 1,693 euros o litro da gasolina. Comparativamente ao arranque do ano, a gasolina está 1,4% mais cara, mas o gasóleo está 8,6% mais barato.

Em termos práticos, os portugueses estão a pagar o gasóleo 14 cêntimos mais barato do que a 2 de janeiro, o que, no abastecimento de um depósito de 50 litros, representa uma poupança de sete euros. Pelo contrário, a gasolina está a custar mais 2,3 cêntimos por litro, o que significa mais 1,15 euros num abastecimento de 50 litros.

Comparativamente aos preços médios de há um ano, de acordo com os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia, o gasóleo está 22,5% mais barato, o que corresponde a menos 43,3 cêntimos por litro do que os 1,927 euros que custava na semana de 4 de abril de 2022. Já a gasolina estava, então, a 1,989 euros o litro, pelo que custa agora menos 29,6 cêntimos por litro. É uma poupança de 14,5%.

Leia mais em: Dinheiro Vivo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!