Biden diz não acreditar que China tenha enviado armas à Rússia - Plataforma Media

Biden diz não acreditar que China tenha enviado armas à Rússia

Nesta sexta-feira (24), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou não acreditar que a China tenha enviado armas à Rússia no decorrer da Guerra da Ucrânia.

A declaração se deu após a visita do líder chinês Xi Jinping à Rússia de Vladimir Putin, entre segunda (20) e quarta-feira (22). Na ocasião, Xi reafirmou sua aliança com o Kremlin, que, por sua vez, voltou a dizer que está aberto para discutir a proposta de paz feita por Pequim.

Biden tratou do assunto em pronunciamento no Canadá, onde está em visita oficial. “Ouvi nos últimos três meses que a China forneceria armas significativas para a Rússia. Eles não o fizeram até agora. Isso não significa que não o farão, mas não o fizeram ainda”, ressaltou, dizendo que não considera nem a China nem a Rússia levianamente.

O pronunciamento foi aplaudido no Parlamento canadense, especialmente quando o presidente elogiou o compromisso dos dois países de apoiar a Ucrânia na guerra.

Biden afirmou que tanto EUA quanto Canadá continuarão a enfrentar as ameaças autoritárias, “tanto em casa quanto no exterior”, e que estão prontos para defender “cada centímetro do território da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte)”.

Leia mais em Folha de S. Paulo

Related posts
Política

Putin classifica explosão na barragem de Kakhovka como um "ato bárbaro"

Sociedade

Mais de 2700 pessoas retiradas após destruição de barragem em Kherson

Política

Pelo menos sete desaparecidos após destruição parcial de barragem na Ucrânia

Política

Rússia anuncia 71 de seus soldados mortos em ataques da Ucrânia

Assine nossa Newsletter