Início Atualidade Advogado de Bolsonaro diz que foi legal decisão de ficar com pacote de presentes sauditas

Advogado de Bolsonaro diz que foi legal decisão de ficar com pacote de presentes sauditas

ISTOÉ/Reuters

À CNN Brasil, Bolsonaro também confirmou que o segundo pacote foi incorporado ao acervo pessoal, sem dar maiores detalhes.

Essa foi primeira reação do ex-presidente coordenada com seu advogado para reagir ao caso e que acontece depois de vir à tona um documento da presidência que registra o recebimento do envio dos sauditas –o recibo apareceu em reportagens na imprensa e sua existência foi confirmada pela Reuters.

Trata-se de um segundo pacote de presentes sauditas que entrou no país sem os devidos trâmites legais, revelou a Folha de S. Paulo. Na sexta-feira passada, o Estado de S. Paulo já havia reportado que um primeiro conjunto de joias sauditas, avaliado em 16,5 milhões de reais, havia sido interceptado em Guarulhos pela Receita Federal após tentativa de ingresso irregular no país, permanecendo até o momento com as autoridades tributárias.

O pacote de presentes recebido por Bolsonaro inclui caneta, abotoaduras, anel e um tipo de rosário, todos da marca suíça de diamantes Chopard, que estava na bagagem de um dos integrantes da comitiva brasileira que encontrara representantes do governo saudita no exterior em 2021 e que não foi interceptado pela Receita na chegada ao Brasil.

Publicamente, não houve avaliação do valor desse lote.

Em nota, o advogado Frederick Wassef disse na noite de terça-feira que, agindo dentro da lei, Bolsonaro declarou os bens de “caráter personalíssimo recebidos em viagens”, não existindo qualquer irregularidade em suas condutas.

“Todos os atos e fatos relacionados ao Presidente Bolsonaro -ao contrário do que vem sendo divulgado pela grande mídia- estão em conformidade com a lei”, disse Wassef na manifestação, destacando legislação de 1991 que trata dos acervos presidenciais e sua regulamentação.

“Estão tirando certas informações de contexto gerando mal entendido e confusão para o público. Como jamais existiu qualquer escândalo ou um único caso de corrupção durante os 4 (quatro) anos de governo Bolsonaro, buscam hoje, a qualquer custo, criar diversas narrativas que não correspondem a verdade, em verdadeira perseguição política ao presidente Bolsonaro”, reforçou.

A nota de Wasseff é uma referência indireta ao segundo pacote de presentes, mas parece não fazer menção ao lote interceptado pela Receita.

Documentos revelados pelo Estado de S. Paulo e pelo ex-chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) Fábio Wajngarten dão conta de que a equipe de Bolsonaro tentou liberar o conjunto parado pelas autoridades em Guarulhos –colar, anel, relógio e um par de brincos de diamantes, que seriam presente do regime saudita para a primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Procurada, a embaixada da Arábia Saudita não respondeu a um pedido de comentários.

Na principal manifestação pública sobre o caso, antes da revelação do segundo pacote, Bolsonaro negou qualquer ilegalidade sobre esses presentes.

“Eu agora estou sendo crucificado por um presente que eu não recebi”, afirmou no fim de semana. “Eu não fiquei sabendo. Dois, três dias depois, a Presidência notificou a alfândega que era para ir para o acervo. Até aí tudo bem, nada demais. Poderia, no meu entender, a alfândega ter entregue. Iria para o acervo, e seria entregue à primeira-dama. O que diz a legislação? Ela poderia usar, não poderia desfazer”, disse ao falar com a imprensa em Washington.

O ex-presidente viajou para os Estados Unidos em dezembro dias antes do final do seu mandato.

A nota de Wassef indica a primeira manifestação para reagir legalmente ao caso, que está sendo investigado pela Receita Federal, Polícia Federal, Ministério Público Federal e Advocacia-Geral da União.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!