Comunidade chinesa em Moçambique disponibiliza toneladas de produtos para vítimas das inundações - Plataforma Media

Comunidade chinesa em Moçambique disponibiliza toneladas de produtos para vítimas das inundações

A comunidade chinesa em Moçambique doou várias toneladas de mantimentos para as vítimas das inundações no sul e centro de Moçambique, anunciou fonte do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGD).

No total, a comunidade chinesa doou 50 toneladas de cereais, 6.200 litros de óleo alimentar e outros produtos (entre alimentos, vestuário e cobertores), indicou César Tembe, diretor nacional da Divisão de Prevenção e Mitigação do INGD, citado pela agência de notícias chinesa Xinhua.

“Temos muita gente a precisar de apoio, penso que este donativo vai ajudar-nos a colmatar as necessidades que temos de apoiar as populações afetadas”, declarou Tembe.

Os produtos vão beneficiar vítimas afetadas pelas inundações nas províncias de Gaza, Inhambane e Maputo, no Sul, e Sofala, no Centro.

Em Moçambique, a ocorrência de inundações é recorrente nesta altura do ano, mas, ainda assim, a pluviosidade tem estado acima do esperado: só na semana de 06 a 12 de fevereiro choveu quase o triplo da média dos meses de fevereiro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inam).

A região sul de Moçambique, nomeadamente Maputo e arredores, foram atingidas por chuva intensa e cheias neste período, provocando 11 mortes, causando prejuízos a 43.500 pessoas e deixando várias infraestruturas públicas danificadas.

Entre outubro e abril, Moçambique é ciclicamente atingido por cheias, fenómeno justificado pela sua localização geográfica, sujeita à passagem de tempestades e, ao mesmo tempo, a jusante da maioria das bacias hidrográficas da África Austral.

Related posts
BrasilSociedade

Cartilha ensina como limpar casa após enchentes

China

Balanço de cheias na China sobe para 23 mortos

MacauSociedade

Os trabalhos de prevenção de inundações podem levar mais de quatro anos

Assine nossa Newsletter