A Seleção Nacional de futebol feminino está, pela primeira vez, na fase final de um Campeonato do Mundo. A formação orientada por Francisco Neto bateu os Camarões por 2-1 na final do play-off intercontinental e, desta forma, agarrou o bilhete dourado para a nona edição do Mundial, que decorrerá na Austrália e na Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto deste ano.
No FMG Stadium Waikato, na cidade neozelandesa de Hamilton, Portugal entrou totalmente focado em alcançar o objetivo e, logo aos três minutos, após um canto batido do lado direito por Andreia Norton, Kika Nazareth cabeceou ao poste. Sempre por cima na partida, a equipa das Quinas inaugurou o marcador à passagem dos 22″: na cobrança de um livre direto descaído para o lado esquerdo, Kika Nazareth voltou a acertar no poste e, na recarga, Diana Gomes só teve de empurrar para o fundo das redes, proporcionando o primeiro momento festivo para o lado português.
A resposta camaronesa não tardou e, aos 31″, a capitã Ajara Nchout Njoya, com um remate cruzado, obrigou Patrícia Morais a aplicar-se. Até ao intervalo, Jéssica Silva (41″), Diana Silva (42″) e Carole Costa (45″) tiveram a oportunidade de dilatar a vantagem lusa; porém, a derradeira situação do primeiro tempo pertenceu a Ajara Nchout Njoya, com Patrícia Morais a levar novamente a melhor sobre a avançado do Inter de Milão.
Na segunda parte, já depois de Diana Silva e Jéssica Silva terem causado calafrios junto da baliza do conjunto africano, Andreia Norton, com um pontapé sensacional “do meio da rua”, fez a bola embater com estrondo no travessão, aos 52 minutos. A armada portuguesa continuou à procura do golo da tranquilidade e, aos 66″ e 70″, Kika Nazareth esteve muito perto de fazer o gosto ao pé.
Leia mais em O Jogo