Início Angola Angola prepara condições para criação do mercado de carbono

Angola prepara condições para criação do mercado de carbono

No Fórum Africano de Negócios, realizado segunda-feira, onde representou o Chefe de Estado, João Lourenço, a governante deixou ainda garantias de até 2030 o país atingir a meta de 35 por cento nas emissões de gases de efeito estufa.

Este compromisso decorre dos Acordo de Paris, do qual Angola é parte integrante, e está alinhada com a Estratégia Nacional para as Alterações Climáticas 2022-2035.

Ana Paula de Carvalho fez saber também que o país já tem projectos de desenvolvimento relacionados com o carbono, mas que precisa de, antes da sua efectivação, vencer cinco (5) grandes desafios. Trata-se da conclusão da certificação das florestas e das áreas de conservação ambiental, que são os parques nacionais e reservas, a operacionalização do observatório climático, a criação de um sistema de certificação de créditos de carbono, o desenvolvimento de projectos de redução de emissões e o fortalecimento das capacidades institucionais.

Mercado de carbono

O mercado de carbono é o sistema de compra e venda de créditos de carbono e Angola, ao optar por seguir este caminho, pretende garantir as metas de emissões de gases de efeito estufa na atmosfera, através da atribuição de quotas (créditos) de emissões. Este procedimento obriga a que as empresas invistam no segmento das energias renováveis e diante da baixa emissão em relação à quota (crédito) atribuído, esta pode vender a uma outra em situação menos favorável, que compra em função das necessidades apresentadas ou créditos disponíveis. Por exemplo, dados referem que um crédito de carbono equivale a uma tonelada (1.000 quilogramas) de dióxido de carbono. Neste momento, (indicador de segunda-feira do Investing.com), o crédito de carbono no mercado internacional custa acima de 90 dólares.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!