Início Notícias Bíblia hebraica mais antiga vai a leilão e pode atingir os 46 milhões de euros

Bíblia hebraica mais antiga vai a leilão e pode atingir os 46 milhões de euros

A bíblia hebraica mais antiga e completa, com mais de mil anos, será leiloada em maio podendo atingir os 50 milhões de dólares (cerca de 46 milhões de euros), divulgou esta quarta-feira a casa de leilões Sotheby’s.

O Codex Sassoon, em homenagem ao seu mais conhecido proprietário, David Solomon Sassoon, o maior colecionador de manuscritos hebraicos e judaicos do século XX, que morreu em 1942, data do ano 900 e representa “a mais completa bíblia hebraica”.

O valor é estimado entre os 30 e os 50 milhões de dólares, podendo estar entre “os manuscritos mais caros já vendidos”, sublinhou à agência France-Presse (AFP) Richard Austin, responsável de livros e manuscritos antigos da Sotheby’s.

O leilão irá decorrer em maio, durante a clássica temporada de leilões de primavera de pinturas de arte contemporânea, moderna e impressionista, organizada pelos gigantes do setor em Nova Iorque: a Sotheby’s, do magnata franco-israelita Patrick Drahi e a Christie’s, a sua concorrente controlada pela ‘holding’ Artémis do bilionário francês François Pinault.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!