Início » Aclamado, mas de mãos a abanar: a viagem agridoce de Zelensky

Aclamado, mas de mãos a abanar: a viagem agridoce de Zelensky

O presidente ucraniano protagonizou uma viagem com paragens em Londres, Paris e Bruxelas quando o primeiro aniversário da invasão russa se aproxima e as forças de Moscovo voltaram a ter a iniciativa no terreno. O objetivo era reavivar as opiniões públicas dos parceiros ocidentais e dos seus dirigentes para a necessidade de adicionar mais armamento e de forma mais expedita para Kiev, por um lado; e de pressionar a frente da integração europeia, uma semana depois da cimeira Ucrânia-UE que decorreu na capital ucraniana. Volodymyr Zelensky foi agraciado com a grã-cruz da Legião de Honra pelo presidente francês, recebeu efusivos abraços e ademanes, ovações e loas, mas no imediato levou para casa nada de concreto.

À boleia de Paris para a capital belga no avião presidencial francês, ao lado de Emmanuel Macron, o líder ucraniano foi recebido pelo presidente do Conselho e pela presidente da Comissão no aeroporto de Bruxelas, “o coração da família europeia, à qual a Ucrânia pertence”, como declarou Ursula von der Leyen.

Mais tarde disse estar impressionada com a rapidez das reformas ucranianas, mas lembrou que há “um caminho difícil a percorrer” perante um Zelensky que já vê o seu país na UE já este ano.

Leia mais em Diário de Notícias

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!