Início Angola Angola receptiva ao investimento espanhol

Angola receptiva ao investimento espanhol

“Quaisquer outras ofertas de financiamento ou mesmo de investimento privado neste sector das Energias Renováveis, nomeadamente, o solar, a energia eólica, o hidrogénio verde, são todos eles bem-vindos”, sublinhou o Chefe de Estado, que falava no âmbito da visita do Rei de Espanha ao país.

A este propósito, João Lourenço explicou que o país tem um programa de transição energética, para ir abandonando gradualmente as fontes poluentes, como a queima do Diesel, e passar para as fontes renováveis.

Apontou que grande parte da energia, hoje, é produzida por fontes limpas, nomeadamente, as barragens hidro eléctricas. “Angola tem, neste momento, duas grandes centrais hidroeléctricas (Capanda e Laúca). Estamos a construir uma terceira que será bem maior que estas duas”, disse, referindo-se a de Caculo Cabaça, que ficará concluída em 2026.

Segundo o Presidente da República, “não basta produzir. É preciso distribuir, transportar esta energia para os quatro cantos do país. Esta é a luta de momento”, acrescentando que se “está a trabalhar na transportação da energia produzida nessas barragens para o resto do país”.

Para além da energia hidroeléctrica, reiterou o Chefe de Estado, também está na fase de ensaios a produção de energia solar: “Já estão em funcionamento dois grandes parques de energia solar na província de Benguela, isto é, no Biópio e na Baía Farta”.

Antes de aprofundar as relações com a Espanha, João Lourenço disse que os trabalhos da extensão da energia em outros pontos do país, nomeadamente, para o Sul, onde está previsto um mega-projecto de produção de energia solar com uma empresa americana, decorre processo similar no Leste, com a construção de parques solares para as províncias da região.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!