Quem vai herdar o espólio eleitoral de Jair Bolsonaro? - Plataforma Media

Quem vai herdar o espólio eleitoral de Jair Bolsonaro?

Jair Bolsonaro corre o risco de se tornar inelegível ou mesmo de ser detido por participação nos ataques de dia 8 em Brasília, entre outros processos. Mas, mesmo que escape da justiça, aliados e oposição concordam que perdeu capital eleitoral, ao revelar-se politicamente omisso, desde o sufrágio de outubro, e fisicamente ausente, desde a posse do rival Lula da Silva. Na Florida, de férias, assistiu ao choque internacional causado pelas invasões, viu um ministro ser preso, os gastos milionários com o cartão da presidência divulgados e a fome em reservas indígenas, que foi ignorando, escancarada.

Com o ex-presidente previsivelmente fora de combate em 2026, aonde podem ir parar os 58 milhões de votos que ele conquistou em 2022?

A direita, pressentindo o vácuo, move-se para o preencher. Para o cientista social Jorge Chaloub, que estuda a direita brasileira do pós-guerra, “Bolsonaro não criou um partido nem conseguiu dominar completamente um partido por isso a tendência agora é que o campo dele se pulverize”. A antropóloga Letícia Cesarino, da Universidade Federal de Santa Catarina, sublinhou que “a extrema-direita no Brasil não é só o bolsonarismo”, em conversa com a edição brasileira do jornal Deutsche Welle.

“A letargia de Bolsonaro, desde a sua derrota em outubro, abriu um espaço gigante na corrida pela liderança da oposição ao governo Lula”, opinou Thomas Traumann, investigador da Faculdade Getúlio Vargas, em coluna no site Poder360. “E a ameaça real de que o inquérito no Supremo Tribunal Federal sobre a intentona do 8 de janeiro conclua com a suspensão dos seus direitos políticos tornou pública a disputa”.

Leia mais em Diário de Notícias

Este artigo está disponível em: English

Related posts
BrasilPolítica

Jair Bolsonaro voltará ao Brasil em 30 de março

BrasilPolítica

Governo Bolsonaro incinerou medicamentos de alto custo para doenças raras

BrasilPolítica

Bolsonaro admite que tribunal pode torná-lo inelegível e vê eventual prisão como arbitrariedade

BrasilPolítica

Jair Bolsonaro passa de estrela da direita a material tóxico em três meses

Assine nossa Newsletter