Ritmos do Carnaval e xinguilamento marcam as celebrações dos 447 anos - Plataforma Media

Ritmos do Carnaval e xinguilamento marcam as celebrações dos 447 anos

Para marcar o dia, o grupo carnavalesco União Mundo da Ilha realiza hoje, no Memorial António Agostinho Neto, um espectáculo.

O vice-presidente da Associação dos Naturais e Amigos da Ilha do Cabo (Anazanga), João Manuel, disse, segunda-feira, que vão aproveitar o convite do Governo Provincial de Luanda para mostrar que as tradições locais ainda continuam vivas entre as novas gerações.

Durante a homenagem, contou, vão ser apresentadas algumas peças que prestigiam a arte e a cultura do povo ilhéu, com principal realce para o Carnaval e o xinguilamento, prática que é parte dos costumes de Luanda, para venerar algo ou afastar o mal. O xinguilamento, esclareceu, serve ainda para abençoar qualquer tipo de actividade.

Actualmente sem realizarem muitas actividades para saudar as festas da cidade de Luanda, a ANAZANGA, adiantou, pretende recuperar, ainda este ano, parte da mística das “festas da ilha”, nas quais as bessanganas eram uma referência.

“Antes, as actividades decorriam até muito tarde. Cada um fazia a festa de forma diferente. Hoje, o acto perdeu parte do peso, para os demais habitantes da capital. Mas para os ilhéus não. Muitos continuam em busca da identidade cultural e tradicional”.

Leia mais em Jornal de Angola

Related posts
AngolaPolítica

Relação Portugal-Angola entrou numa fase de maturidade

AngolaSociedade

Hospitais de Luanda criam condições para celebrar Ano Novo com pacientes

AngolaPolítica

Morreu general angolano “Kamorteiro” que assinou acordos de paz em 2002

AngolaPolítica

Paz na RDC junta hoje em Luanda Paul Kagame e Félix Tshisekedi

Assine nossa Newsletter