Ensino Superior angolano prevê construção de mais nove universidades - Plataforma Media

Ensino Superior angolano prevê construção de mais nove universidades

Maria Sambo avançou esta informação durante a discussão da proposta do OGE 2023 para o sector social, na última sexta-feira. A titular da pasta destacou que é um projecto a médio prazo, embora as condições financeiras não permitam transformar esta realidade com a celeridade que se pretende.

Para este quinquénio, disse que existe um plano de acção com 25 projectos de investimentos públicos aprovados pelo Executivo.

Os projectos visam a construção de um Parque de Ciência e Tecnologia e o Hospital Universitário de Luanda, bem como a melhoria das infra-estruturas do Instituto Superior Politécnico de Ondjiva, uma unidade orgânica da Universidade Mandume Ya Ndemufayo e a Universidade do Cuito Cuanavale.

A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação explicou que as despesas destes projectos são onerosas, por isso, recorreu-se ao financiamento externo.

Entretanto, os mesmos projectos já foram publicados e autorizadas as despesas no Diário da República, informou Maria Sambo, realçando que o Campus da Universidade Agostinho Neto também foi contemplado e ainda este ano serão anunciados, publicamente, os planos relacionados com a instituição.

Leia mais em Jornal de Angola

Related posts
ChinaLusofonia

‘“928 Challenge”: Startups’ chinesas dominam competição em Macau

ChinaPolítica

Xi pede abertura para desenvolver universidades de classe mundial

ChinaLusofonia

A ponte académica sobre o rio das Pérolas

BrasilChina

Universidades brasileiras apostam no ensino do mandarim

Assine nossa Newsletter