CMVM avalia “consequências legais” para a TAP

por Viviana Chan
Dinheiro Vivo

Em causa está a correção da informação enviada ao regulador, explicando que Alexandra Reis apresentou a renúncia após um processo negocial da iniciativa da companhia aérea.

A Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM) vai avaliar “as consequências legais aplicáveis” para a TAP no caso da informação prestada ao mercado sobre a saída de Alexandra Reis da companhia aérea, em fevereiro, revelou o supervisor esta quarta-feira, em resposta às questões colocadas pelo Dinheiro Vivo.

Em causa poderá estar uma desconformidade na comunicação enviada pela TAP, a 4 de fevereiro, à CMVM, dando conta que Alexandra Reis tinha apresentado renúncia ao cargo de membro do conselho de administração e da comissão executiva. Acontece que a informação não estava completa.

Depois da polémica sobre a indemnização de meio milhão de euros à ex-gestora e ex-secretária de Estado do Tesouro, o governo pediu esclarecimentos à TAP que enviou logo de seguida para a CMVM e também para a Inspeção-geral das Finanças (IGF). Nessa sequência, a entidade presidida por Luís Laginha, forçou a empresa pública a corrigir o comunicado para clarificar que a saída da ex-gestora e ex-secretária de Estado do Tesouro ocorreu após um processo negocial de iniciativa da TAP, no sentido de ser consensualizada por acordo a cessação de todos os vínculos contratuais existentes entre Alexandra Reis e a TAP.

Questionada sobre quais os procedimentos a adotar e até multas a aplicar à TAP, o regulador afirmou que, “sempre que a conduta das entidades supervisionadas revele desconformidades, compete à CMVM aferir, no contexto dos procedimentos de supervisão instituídos e em respeito pelos seus deveres de segredo, as consequências legais aplicáveis a cada caso concreto”.

Leia mais em: Dinheiro Vivo

Pode também interessar

Contate-nos

Plataforma Studio

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!