Início Atualidade Começa a COP15, a ‘última oportunidade’ para salvar a natureza

Começa a COP15, a ‘última oportunidade’ para salvar a natureza

AFP

A conferência das Nações Unidas sobre biodiversidade começou nesta quarta-feira (7), em Montreal, em busca de um acordo considerado como a “última oportunidade” para salvar as espécies e os ecossistemas.

Delegados de mais de 190 países se reunirão até 19 de dezembro para adotar um novo roteiro para a próxima década que proteja as florestas, os oceanos e as espécies do planeta.

“Esta reunião é nossa oportunidade de passar da desarmonia para a harmonia: deter esta orgia de destruição e concluir um acordo de paz com a natureza”, disse Huang Runqiu, ministro de Ecologia e Meio Ambiente da China, país que preside as conversas.

A diretora do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) instou os negociadores a estabelecerem um marco sólido para a natureza. “Estamos negociando há muito tempo. Todo o mundo fala de compromisso, mas não avançamos rápido o bastante”, disse a dinamarquesa Inger Andersen na abertura da COP15.

O conflito na Ucrânia ocupou os primeiros debates da cúpula, com as nações ocidentais criticando a destruição ambiental trazida pela invasão russa.

“A guerra traz poluição e degradação ambiental de longo prazo, destruindo áreas protegidas e habitats naturais”, disse Ladislav Miko, representante da União Europeia na reunião.

“Enquanto a guerra continua, ela bloqueia grande parte da ação de conservação e restauração da natureza”, acrescentou.

As afirmações da União Europeia e da Nova Zelândia, falando em nome de outros países, incluindo os Estados Unidos, foram apresentadas depois que o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, acusou Moscou de “ecocídio” e devastação da população de golfinhos do país.

O delegado russo, Denis Rebrikov, pediu direito de resposta e rejeitou “veementemente” as alegações “por estarem fora do escopo desta COP sobre biodiversidade”.

Ele acrescentou que outros conflitos recentes, como no Iraque, Líbia, Afeganistão e Síria, não foram levantados nas cúpulas ambientais, apesar dos danos que causaram ao ecossistema.

“É difícil não ter a impressão de que esses países estão deliberadamente tentando sabotar a adoção de uma estrutura global” sobre diversidade, acrescentou Rebrikov.

Do lado de fora do centro de convenções que sedia a cúpula, cerca de 150 ativistas vestidos de preto protestaram contra o que chamaram de hipocrisia em torno da reunião, enquanto a tropa de choque vigiava.

‘Resistência significativa’

Os objetivos preliminares para o marco de 10 anos incluem um compromisso fundamental para proteger 30% da terra e dos mares do mundo para 2030, eliminando os subsídios prejudiciais à pesca e à agricultura e abordando as espécies invasoras e reduzindo os pesticidas. 

As finanças são um dos temas mais divisivos, já que as nações em desenvolvimento exigem mais fundos para a conservação.

No início deste ano, uma coalizão de nações do sul pediu aos países ricos que proporcionem ao menos 100 bilhões de dólares por ano (montante que chegaria a 700 bilhões de dólares anuais em 2030) para a biodiversidade e temas climáticos.

Alguns países querem criar um fundo para financiar a biodiversidade, mas as nações ricas resistem, pois preferem melhorar os canais existentes. 

O delicado tema da biopirataria também cria obstáculos, já que muitos países, principalmente africanos, exigem que as nações ricas compartilhem os lucros dos ingredientes e fórmulas utilizadas em cosméticos e medicamentos derivados de recursos que são objeto de conservação no hemisfério sul.

A implementação também se tornou outro ponto conflito nos últimos dias, com desacordos sobre como garantir que se coloque em prática qualquer acordo final.

“Existe uma resistência significativa para ter os mecanismos sólidos de acompanhamento e revisão que acreditamos que são necessários”, disse uma fonte europeia próxima das negociações.

‘Momento Paris’

A cúpula, presidida pela China e transferida para o Canadá devido à política de covid zero de Pequim, está sendo realizada sem a presença de líderes mundiais, que compareceram em massa à COP27 do clima em Sharm el-Sheikh, em novembro. 

O presidente de China, Xi Jinping, não comparecerá à COP15 e visitará a Arábia Saudita esta semana.

Assim, caberá aos ministros ligados ao meio ambiente dirigir, a partir de 15 de dezembro, as negociações.

As ONGs afirmam que a ausência dos líderes mundiais na cúpula traz o risco de diminuir o impulso das conversas e pode colocar uma pá de cal sobre um acordo ambicioso.

As negociações acontecem no momento em que a comunidade científica adverte que o mundo enfrenta o maior evento de extinção em massa desde a era dos dinossauros, com mais de um milhão de espécies em perigo. 

A ação humana dizimou florestas, áreas úmidas, cursos d’água e milhões de plantas, animais e insetos que vivem neles, e a metade do PIB mundial depende de alguma maneira da natureza. 

Com tanto em jogo, os observadores pedem um “momento Paris” para a natureza: um acordo ambicioso em linha com o histórico pacto firmado na cúpula climática de 2015.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!