Ataques: polícia interceta 14 suspeitos de recrutamento para insurgentes - Plataforma Media

Ataques: polícia interceta 14 suspeitos de recrutamento para insurgentes

A polícia moçambicana anunciou ontem ter intercetado 14 jovens em Chimoio, centro de Moçambique, por suspeita de estarem a ser recrutados para grupos rebeldes que aterrorizam Cabo Delgado, norte do país

O grupo de moçambicanos, com idades entre 16 e 38 anos, seguia num veículo de transporte de passageiros quando foi abordado pela polícia, referiu Mário Arnança, porta-voz da corporação na província de Manica.

Uma mulher de 43 anos, que se presume ser de nacionalidade zimbabueana, foi detida por suspeita de envolvimento no caso.

A mulher nega as acusações, afirmando que levava o grupo para participar numa apresentação de danças tradicionais em Inhambane, no sul de Moçambique.

“Estamos a conversar com cada um [dos 14 envolvidos] para aferir se a afirmação da mulher é verdadeira ou não, mas até agora estamos a estranhar a informação”, referiu o porta-voz da polícia, citado pela Televisão de Moçambique.

A operação foi desencadeada depois de um dos integrantes ter alertado as autoridades do bairro Centro Hípico, de Chimoio, onde os integrantes do grupo terão sido selecionados.

A província de Cabo Delgado é rica em gás natural, mas aterrorizada desde 2017 por violência armada, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

A insurgência levou a uma resposta militar desde há um ano com apoio do Ruanda e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), libertando distritos junto aos projetos de gás, mas surgiram novas vagas de violência a sul da região e na vizinha província de Nampula.

Em cinco anos, o conflito já fez um milhão de deslocados, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), e cerca de 4.000 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED.

Related posts
MoçambiqueSociedade

Médicos Sem Fronteira dizem que Cabo Delgado está longe de estar estabilizado

MoçambiqueSociedade

Mocímboa reabilita porto que rebeldes em Cabo Delgado ocuparam

MoçambiqueSociedade

Vida regressa a Palma sob patrulha, dois anos após ataque no norte de Moçambique

MoçambiqueSociedade

Crianças e adolescentes aprendem a viver sozinhos em Cabo Delgado

Assine nossa Newsletter