Início Lifestyle É preciso um pretexto para voltar à Estrela?

É preciso um pretexto para voltar à Estrela?

A Serra da Estrela quer recuperar de um verão trágico, marcado por incêndios inéditos e pelas cheias que se lhes seguiram. Quer mostrar que ainda tem muito para se ver. E ir é, de facto, o melhor remédio

“É muito importante que o turismo continue ativo e que as pessoas continuem a visitar a Serra da Estrela. Só assim é possível recuperar as áreas afetadas e minorar o impacto que todas as intempéries tiveram nesta região privilegiada para o turismo de Natureza”, justifica a organização do Estrela Xtreme Triathlon, evento que estava agendado há longos meses e que, apesar de tudo o que aconteceu, vai realizar-se neste sábado, 24 de setembro.

Apesar de ser direcionado para atletas experientes – o triatlo inclui 1,9 quilómetro a nadar na Lagoa do Vale do Rossim, 105 quilómetros a pedalar nas serranias e 21 quilómetros a correr na montanha –, o evento promove a visita em família, tendo organizado “espaços privilegiados para que todos possam assistir”. A ideia é fazer da prova uma desculpa para voltar à Serra da Estrela, aproveitando para passear por lugares que passaram incólumes pela tragédia – e provar alguns sabores tradicionais.

Da degustação de enchidos – chouriça, farinheira e morcela – e queijos de ovelha e de cabra ao tradicional caldudo, feito castanhas secas (piladas), passando pela sopa de abóbora e pela feijoca guisada com carnes de porco, são várias as propostas para o palato. A saborear, por exemplo, nos restaurantes Serradalto (rua 1º de Maio, Manteigas) e O Olival (N232, Manteigas).

Uma Viagem Feita De Pontos Altos

Lagoa do Vale do Rossim
Situada no maior vale glaciar da Europa, a uma altitude de 1437 metros, a Lagoa do Vale do Rossim foi formada artificialmente com a construção de uma barragem em 1956, num local que era uma das melhores pastagens para os rebanhos de transumância. Ao longo do tempo, tornou-se numa área de lazer e recreio de excelência.

Praia Fluvial Vale do Rossim. Praia fluvial mais alta do país (Pedro Granadeiro/Global Imagens)

Parque da Várzea
Na margem do Rio Zêzere, o Parque da Várzea inclui bar, zona de piquenique, parque infantil e o Centro de Cyclin Portugal de Manteigas, com zona de lavagem e manutenção de bicicletas e balneários.

Torre
O ponto mais alto de Portugal Continental continua à espera de quem queira sentir-se nas alturas. Situada no limite das freguesias de Unhais da Serra (Covilhã), São Pedro (Manteigas), Loriga (Seia) e Alvoco da Serra (Seia), é partilhada por três municípios.

Leia mais em Volta ao Mundo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!