Início » Governo português dá pelo menos 125 euros aos reformados da banca

Governo português dá pelo menos 125 euros aos reformados da banca

Salomé Pinto

Ministra do Trabalho garante valor mínimo do complemento a pagar em outubro para quem descontou para um fundo privado.

Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, esteve reunida esta terça-feira com três sindicatos de bancários.
Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, esteve reunida esta terça-feira com três sindicatos de bancários.

O Governo encontrou uma solução para responder, em parte, aos protestos de dezenas de milhares de reformados bancários que iriam ficar excluídos do bónus de mais meia pensão a pagar em outubro.

Leia também: Pode vir a ser preciso “racionar a energia” em Portugal

“A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, garantiu que, no mínimo, todos os reformados vão receber do Estado 125 euros”, revelou ao Dinheiro Vivo a coordenadora de contratação e serviços jurídicos do Sindicato do Setor Financeiro, Cristina Damião, depois da reunião desta terça-feira com a ministra e mais dois sindicatos do setor – Sindicato dos Bancários do Centro (SBC) e Sindicato dos Bancários do Norte (SBN).

Contudo, a insatisfação permanece. “Foi um avanço, mas os sindicatos continuam a exigir o mesmo tratamento dado aos pensionistas da Segurança Social e da Caixa Geral de Aposentações que vão receber mais meia pensão”, adianta Cristina Damião.

Leia também: Portugal conta com CPLP para apoiar campanha por lugar no Conselho de Segurança

Por isso, os sindicatos “vão pedir uma audiência ao primeiro-ministro e Presidente da República para esclarecer a situação e, se necessário, vão avançar para a fiscalização sucessiva da constitucionalidade do diploma que viola o princípio da igualdade de tratamento”, esclarece a dirigente sindical.

Leia mais em: Dinheiro Vivo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!