Início » UE deverá suspender facilitação de vistos com a Rússia

UE deverá suspender facilitação de vistos com a Rússia

A marcar a “rentrée” política da União Europeia (UE) estão duas reuniões que esta semana acontecem em Praga, entre os ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros dos 27 estados-membros. Enquanto no âmbito da Defesa – reunião que decorre segunda e terça-feira – será discutida a ampliação de apoios concedidos à Ucrânia, no encontro entre os chefes da diplomacia, esta terça e quarta-feira, as atenções estarão centradas na possível suspensão do acordo de facilitação de vistos para turistas russos, avançou este domingo o jornal “Financial Times” (FT).

Segundo o jornal britânico, a União Europeia deverá avançar para o congelamento do acordo UE-Rússia, de 2007, de atribuição de vistos, o que, a concretizar-se, tornará mais difícil e dispendioso, para os cidadãos russos, obter documentos para circulação no espaço Schengen.

Pressão do Leste

O debate sobre a atribuição de vistos surge depois de alguns estados-membros do Leste da Europa terem ameaçado fechar unilateralmente as suas fronteiras aos turistas russos; enquanto outros países, como a Estónia, têm apelado a uma ação coletiva para impedir que estes cidadãos viajem para a UE com vistos de turista. O presidente ucraniano tem, inclusive, insistido numa proibição completa de entrada no espaço Schengen para estes viajantes.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!