Início » Qual a relação entre a prática de exercício e o combate a infeções?

Qual a relação entre a prática de exercício e o combate a infeções?

É inquestionável o impacto positivo que a prática de exercício regular tem na saúde. Sabemos que os benefícios não são exclusivos a um sistema ou articulação, mas que atuam de forma integral.

Leia também: Estes são os benefícios do treino pilométrico para a sua saúde

No entanto, usar sem abusar do exercício, é o caminho para uma relação positiva entre a atividade física e saúde. Vários estudos têm vindo a demonstrar que diferentes tipos e cargas de exercício físico podem provocar alterações distintas nos parâmetros de imunidade. Os mesmos estudos, apontam que a prática em excesso atua como imunosupressor (enfraquecimento do sistema imunitário). Esta é a razão pela qual a moderação é crucial.

exercício físico

Tendo em consideração que o tipo de resposta que o exercício provoca no sistema imunitário irá depender da quantidade de stress a que o corpo é submetido, é aconselhada uma prática que não provoque altos níveis de cortisol (hormona do stress), os quais, segundo Manuel Pinto Coelho, médico especialista em medicina funcional e anti-aging, podem afetar negativamente a imunidade.

Leia mais em: Men’s Health

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!