A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou esta segunda-feira (30 de maio) que Portugal tem 96 casos confirmados de infeção humana por vírus Monkeypox. Trata-se de um aumento de 22 casos face à atualização anterior.
“A maioria das infeções foram notificadas, até à data, em Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de casos nas regiões Norte e Algarve”, refere a DGS em comunicado enviado às redações, dando conta que os novos casos foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
A autoridade nacional de saúde, dirigida por Graça Freitas, acrescenta que “todas as infeções confirmadas são em homens entre os 20 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos”, sendo que “os casos identificados mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis”, lê-se na nota.
“A informação recolhida através dos inquéritos epidemiológicos está a ser analisada para contribuir para a avaliação do surto a nível nacional e internacional”, informa ainda a DGS.
No fim de semana, quando havia 74 casos confirmados, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales disse não haver motivo para alarme, tendo considerado, no entanto, que é preciso prevenir comportamentos de risco.
Leia mais em Diário de Notícias