Início Destaques Embargo ao petróleo russo preso por “questões técnicas”

Embargo ao petróleo russo preso por “questões técnicas”

A União Europeia convocou para a manhã desta segunda-feira uma reunião de última hora, para tentar quebrar o impasse em torno do sexto pacote de sanções à Rússia, a tempo da cimeira que arranca esta tarde, em Bruxelas.

Os 27 reúnem-se a partir desta tarde numa cimeira extraordinária de dois dias, “para avançar nas discussões” sobre a Ucrânia, energia, segurança alimentar e defesa. O sexto pacote de sanções e o embargo ao petróleo russo não consta da agenda oficial, mas será um tema incontornável.

Há uma “nova proposta em cima da mesa”, que daria “por enquanto” a possibilidade aos países mais dependentes para continuarem a receber petróleo proveniente da Rússia.

Ao que o DN pode apurar, “a proposta envolve uma distinção entre a proibição total até ao final do ano das importações marítimas russas e uma isenção, por enquanto, para o petróleo proveniente do oleoduto Druzhba”.

Este oleoduto abastece a Polónia, Áustria e Alemanha, mas também a Eslováquia, República Checa e principalmente a Hungria. Como é sabido, Budapeste têm-se destacado a nomear a dificuldade em encontrar alternativas ao petróleo russo, e por isso tem sido relutante em aprovar os termos da proposta inicial de Ursula von der Leyen.

Apesar de um regime de exceção que beneficia alguns não ser bem acolhido por outros, espera-se que a alternativa que está agora a ser trabalhada possa facilitar o acordo, permitindo numa base temporária, que os países sem acesso a fontes alternativas, possam resolver a sua dependência do petróleo russo.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!