Início Angola MPLA propõe mulheres para Vice-Presidente e presidente do parlamento

MPLA propõe mulheres para Vice-Presidente e presidente do parlamento

O Comité Central do MPLA, reunido, ontem, em sessão extraordinária orientada pelo líder do partido, João Lourenço, aprovou a lista geral de candidatos a deputados à Assembleia Nacional, para o quinquénio 2022/2027, onde indica, igualmente, Esperança Maria Eduardo Francisco da Costa, actual secretária de Estado das Pescas, para o cargo de Vice-Presidente da República, e Carolina Cerqueira, para o de presidente da Assembleia Nacional.

A lista, que confirma João Lourenço como o cabeça o cabela de lista e as duas mulheres no segundo e terceiro lugares, foi aprovada com 580 votos a favor, correspondentes a 94.5 por cento, 23 votos contra e 11 abstenções. Na eventualidade de o MPLA sair vitorioso das próximas eleições gerais, fará história, tendo em conta que será a primeira vez, desde a independência, que duas mulheres vão desempenhar altas funções de Estado, nomeadamente nos cargos de Vice-Presidente da República e de presidente da Assembleia Nacional.

Ao discursar na abertura da reunião, João Lourenço esclareceu que a não indicação de Bornito de Sousa para o mesmo cargo deve-se ao facto de o mesmo ter manifestado esta intenção, logo no princípio do actual mandato, decisão que disse respeitar. Ao referir-se à lista de candidatos do partido a deputados à Assembleia Nacional, o presidente do MPLA referiu que a mesma respeita o necessário equilíbrio do género e uma representação significativa de quadros jovens em fase de serem lançados para novas responsabilidades e desafios, o que, sublinhou, “só vem confirmar a aposta que o MPLA sempre fez na juventude angolana”.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!