China trabalhará com BRICS para promover desenvolvimento comum - Plataforma Media

China trabalhará com BRICS para promover desenvolvimento comum

A China está disposta a trabalhar com todos os países, incluindo com as nações do BRICS, para promover o desenvolvimento comum em todo o mundo, disse o presidente chinês, Xi Jinping, nesta quinta-feira.

Xi fez as observações em uma mensagem de felicitação a uma videoconferência com a presença de representantes de partidos políticos, think tanks e organizações da sociedade civil nos países do BRICS e em outras nações em desenvolvimento.

Dada a frágil recuperação econômica global, a ampliação da lacuna de desenvolvimento e os sérios desafios, como as mudanças climáticas e a governança digital, as nações do BRICS devem permanecer fiéis aos propósitos fundadores do bloco e trabalhar com outros países em desenvolvimento para enfrentar desafios e abrir futuros mais brilhantes, disse Xi.

A China está pronta para trabalhar com todos os países, incluindo os países do BRICS, para acelerar a implementação da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, promover constantemente a implementação da Iniciativa de Desenvolvimento Global, e construir conjuntamente uma comunidade de desenvolvimento global, disse Xi.

Ele destacou que os partidos politicos, think tanks e organizações da sociedade civil do BRICS e de outros países em desenvolvimento devem cumprir suas responsabilidades, aprofundar as trocas e contribuir com sabedoria e poder para alcançar o desenvolvimento comum global e construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.

BRICS é a sigla para um bloco de mercados emergentes que agrupa Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Líderes incluindo o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, que também é presidente do Congresso Nacional Africano, no poder, e o presidente argentino, Alberto Fernández, também presidente do Partido Justicialista do país, deram as felicitações pela abertura da reunião.

Mais de 130 líderes de partidos políticos e representantes de grupos de reflexão e organizações da sociedade civil de 10 países participaram da reunião online.

Representantes estrangeiros presentes na reunião elogiaram as notáveis conquistas de desenvolvimento da China, dizendo acreditar que a Iniciativa de Desenvolvimento Global e a Iniciativa de Segurança Global apresentadas por Xi injetaram um novo impulso na paz e desenvolvimento mundiais e na construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.

Eles afirmaram que, diante dos desafios globais, como a pandemia da COVID-19 e as mudanças climáticas, os partidos políticos do BRICS, os grupos de reflexão e as organizações da sociedade civil devem melhorar seu senso de destino compartilhado, salvaguardar firmemente o sistema internacional centrado na ONU, rejeitar a política de bloco e a confrontação entre grupos, promover o desenvolvimento coordenado nos campos econômico, social e ambiental, e construir um mundo melhor, justo e próspero.

Artigos relacionados
ChinaPolítica

Corrupção: China apela à tolerância zero para fazer face ao problema

ChinaEconomia

China organiza cúpula virtual do Brics na próxima semana

ChinaPolítica

Xi Jinping diz que a China vai continuar a apoiar a Rússia em "soberania e segurança"

ChinaPolítica

Escola em Hong Kong busca voluntários para se confinar antes de visita de Xi Jinping

Assine nossa Newsletter