Início Atualidade OMS registra cerca de 230 prováveis casos de misteriosa hepatite em crianças

OMS registra cerca de 230 prováveis casos de misteriosa hepatite em crianças

A Organização Mundial de Saúde (OMS) segue recebendo dezenas de comunicados sobre casos de uma misteriosa hepatite que afeta crianças e registrou, até agora, 230 casos no mundo inteiro – indicou a instituição nesta terça-feira (3).

“Até 1º de maio, foram comunicados à OMS 228 casos em 209 países, e outros 50 estão sendo investigados”, disse um dos porta-vozes da OMS, Tarik Jasarevic, aos jornalistas em Genebra.

A maioria dos casos foi registrado na Europa, sobretudo no Reino Unido.

A origem dessa hepatite ainda é um mistério.

Em 5 de abril, a OMS foi informada de 10 casos de hepatite aguda severa de origem desconhecida em crianças de menos de 10 anos no centro da Escócia. Em 8 de abril, já haviam sido identificados 74 casos no Reino Unido.

Esse tipo da doença produz icterícia, diarreia, vômitos e dores abdominais. Alguns casos demandaram transplante de fígado, e ao menos uma criança faleceu.

Os vírus comuns da hepatite não foram registrados em nenhum dos casos, segundo o Centro Europeu para a Prevenção e o Controle de Enfermidades (ECDC) e a OMS.

Uma análise desses misteriosos casos de hepatite nos Estados Unidos levou as autoridades sanitárias do país a pensarem em que sua origem poderia ser um patógeno comum chamado adenovírus 41. Até o momento, porém, trata-se de uma hipótese.

Normalmente banais, os adenovírus provocam problemas respiratórios, conjuntivite, ou problemas digestivos. Mais frequentes no inverno, são transmitidos facilmente em creches infantis e escolas. A maioria dos seres humanos é infectada antes dos cinco anos.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!