Medidas para "recolocar Portugal entre os 15 países mais ricos da UE" em 2030 - Plataforma Media

Medidas para “recolocar Portugal entre os 15 países mais ricos da UE” em 2030

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) apresenta esta segunda-feira um estudo com medidas para “recolocar Portugal no ‘top’ 15 dos países europeus mais ricos em 2030”, destacando as empresas como “principal motor do desenvolvimento socioeconómico sustentável” do país.

A divulgar no dia em que a associação comemora 173 anos – numa cerimónia que contará com as presenças e intervenções do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva -, o estudo “Do Pré ao Pós Pandemia – Os Novos Desafios” apresenta “uma nova visão estratégica” para o resto da década.

O estudo aponta medidas para a “correção de debilidades estruturais e custos de contexto” do país e “aceleradores transversais do crescimento” que canalizem a “elevada disponibilidade de fundos europeus nos próximos anos” para a reindustrialização, reforço da competitividade, geração de valor e incorporação nacional na oferta de bens e serviços.

“O grande desígnio estratégico para a década é recolocar Portugal, pelo menos, no “top 15″ dos países mais ricos da União Europeia em 2030, em termos de nível de vida”, salienta o trabalho, a que a agência Lusa teve acesso.

Leia mais em Dinheiro Vivo