Início Atualidade Boris Johnson considera “realista” a guerra até 2023

Boris Johnson considera “realista” a guerra até 2023

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu hoje ser “realista” a possibilidade de a guerra na Ucrânia durar até ao final de 2023, no mesmo dia em que anunciou a reabertura da embaixada britânica em Kiev.

“É uma possibilidade realista, sim, claro. Putin tem um exército enorme, está numa posição política muito difícil porque cometeu um erro catastrófico. A única opção que lhe resta é continuar a tentar a usar a horrível estratégia baseada em artilharia para tentar esmagar os ucranianos”, afirmou Boris Johnson.

Johnson respondia aos jornalistas em Nova Deli, após um encontro com o homólogo indiano, Narendra Modi, quando questionado sobre uma notícia de hoje do jornal The Times que indicava, com base em fontes anónimas ocidentais, que Moscovo ainda pode ganhar a guerra e que o conflito ainda pode durar até ao final do próximo ano.

Tendo em conta o possível controlo russo da cidade estratégica portuária de Mariupol, o primeiro-ministro britânico reconheceu que a situação é “imprevisível nesta fase”.

“Temos apenas de ser realistas”, afirmou.

Johnson disse que está a avaliar mais opções para ajudar militarmente, incluindo “reabastecer países como a Polónia”, que podem querer enviar armas mais pesadas para a Ucrânia.

“Estamos a pensar em enviar tanques para a Polónia para tentar ajudá-los a enviar alguns dos [blindados] T72 deles para a Ucrânia”, prosseguiu.

Entretanto, o Reino Unido vai reabrir a embaixada em Kiev, capital da Ucrânia, na próxima semana.

“Posso anunciar hoje que em breve, na próxima semana, reabriremos a nossa embaixada na capital da Ucrânia”, afirmou também hoje Johnson, que prestou “homenagem aos diplomatas britânicos que permaneceram noutros lugares da região durante todo este período”.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!