Início » Militares portugueses na Roménia sem fatos de proteção

Militares portugueses na Roménia sem fatos de proteção

O Exército não tem equipamentos de proteção contra agentes Nucleares, Biológicos, Químicos e Radiológicos (NBQR) e a Companhia de militares que parte nesta sexta-feira para uma missão da NATO na Roménia, antecipada na sequência da guerra na Ucrânianão os terá disponíveis para os treinos previstos com forças de outros países e a sua intervenção ficará limitada sempre que esse risco se colocar.

A grave lacuna por parte do Exército neste investimento em equipamentos de proteção individual terá apenas chegado ao conhecimento do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) a poucos dias da projeção da Companhia e apesar de terem sido feitos contactos com outras entidades para pedir emprestado esse material, tal não estava disponível.

Numa altura em que a utilização de agentes químicos pela Rússia na Ucrânia foi denunciada e está sob investigação e quando a ameaça nuclear faz parte do discurso de Putin, fontes militares admitiram ao DN que esta falha do Exército, o ramo que mais militares tem empenhado nas Forças Nacionais Destacadas (FND), causou “grande apreensão”.

“Estes equipamentos de proteção pessoal fazem parte dos equipamentos de proteção para operações. Embora no atual contexto nunca se possa descartar a hipótese do uso de agentes NBQR, principalmente químicos ou nucleares táticos, o risco de ataques desta natureza é baixo na zona para onde vão estes militares – Craiova, Roménia – e por isso a decisão foi manter a data de partida, até porque todo o outro material, viaturas, etc., já está a caminho“, revela uma dessas fontes que acompanha o processo.

Ameaça “negligenciável”

Questionado pelo DN se tinha conhecimento desta situação e se assumia o risco em causa, o Gabinete da ministra da Defesa, Helena Carreiras, não respondeu.

Por seu turno o EMGFA confirma a situação, mas desvaloriza. “A Força Nacional Destacada para a Roménia cumpriu um plano de preparação específico, que incluiu as áreas de Sobrevivência e Proteção da Força, estando dotada dos meios considerados necessários para o cumprimento da missão atribuída. A área de empenhamento da FND fica sensivelmente a 900 km da zona leste da Ucrânia. Tendo em consideração a prevalência de ventos no local e o afastamento geográfico do país invadido, avalia-se que a ameaça NBQR no presente espaço de atuação do nosso contingente é muito baixa ou negligenciável”.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!