Início » Produção elétrica a partir de gás natural disparou em Portugal

Produção elétrica a partir de gás natural disparou em Portugal

No mês de março, o consumo de gás natural em Portugal aumentou 7,7% face ao mesmo período do ano passado, um resultado explicado pelo crescimento de mais de 100% no segmento de produção de energia elétrica, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pela REN – Redes Energéticas Nacionais.

Olhando para os números acumulados do primeiro trimestre, verifica-se um aumento de 6,6% do consumo devido ao incremento de 118% na geração de eletricidade, o mais elevado de sempre para o primeiro trimestre.

O aumento de produção de eletricidade a partir de gás natural (em centrais de ciclo combinado) é explicado pela reduzida disponibilidade de energia renovável -como consequência do prolongado período de seca que se vem registando – ao contrário do que tinha acontecido no período homólogo anterior. E acontece numa altura em que os preços deste combustível têm disparado devido à invasão da Ucrânia por Putin. Aliás, Portugal e Espanha já obtiveram “luz verde” de Bruxelas para fixar tectos máximos ao preço do gás usado na geração de eletricidade para mitigar o aumento dos preços grossistas da eletricidade.

Os dados divulgados esta segunda-feira pela gestora das redes de energia nacionais revelam ainda que no segmento convencional, que abrange os restantes consumidores, manteve-se a forte tendência de contração que se vem registando, principalmente ao nível dos grandes consumidores industriais, com uma variação homóloga negativa de 21% no mês de março. No acumulado dos três primeiros meses do ano houve uma contração de 24% no segmento convencional.

O abastecimento de gás natural em Portugal foi efetuado integralmente a partir do Terminal de GNL de Sines, mantendo-se as exportações através da interligação com Espanha equivalentes, este mês, a cerca de 7% do consumo nacional.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!