Início Manchete EUA fazem exercício no Alasca de olho em possível invasão pela Rússia

EUA fazem exercício no Alasca de olho em possível invasão pela Rússia

Depois de saltar de paraquedas no interior frígido do Alasca, o capitão Weston Iannone e seus soldados marcharam por quilômetros sobre neve profunda, indo finalmente montar acampamento temporário numa crista perto de um pequeno bosque de abetos esqueléticos que também lutavam para sobreviver.

Escurecia, a temperatura caíra para abaixo de zero, e os 120 homens e mulheres reunidos como parte de um grande exercício de treinamento no Alasca subártico ainda não haviam montado barracas. Ainda não haviam recebido combustível, essencial para se manterem aquecidos durante a longa noite que vinha pela frente.

“Tudo é um desafio, desde água até combustível, alimentos, deslocamento de pessoas, garantir o conforto do pessoal”, disse Iannone, 27, o comandante da companhia, enquanto seus soldados escavavam mais fundo na neve, buscando uma base firme sobre a qual montar suas barracas de dormitório. “O que estamos fazendo aqui é treino inerente –para descobrir até onde podemos ir, física e mentalmente.”

O exercício militar realizado este mês, o primeiro desse tipo, envolveu 8.000 soldados e foi conduzido perto de Fairbanks, no Alasca. Havia sido planejado muito tempo antes da invasão russa da Ucrânia, mas foi inspirado em parte pelas iniciativas agressivas da Rússia nos últimos anos para militarizar o Ártico, uma região do mundo onde Estados Unidos e Rússia compartilham uma extensa fronteira marítima.

A tensão vem crescendo na região há anos, com diferentes países reivindicando o controle de rotas marítimas e reservas energéticas que estão se tornando acessíveis em decorrência da mudança climática. Agora, com a ordem geopolítica alterada pela invasão russa da Ucrânia, a competição por soberania e recursos no Ártico pode se intensificar.

Leia mais em Folha de S. Paulo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!