Angola defendeu, esta quarta-feira, a construção de soluções resilientes e robustas para a prosperidade dos povos e das gerações vindouras dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC)
Angola defende prosperidade para povos da região Austral. Esta posição foi avançada hoje pela secretária de Estado das Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, em representação do chefe da diplomacia angolana, Téte António, por ocasião da celebração do Dia da Libertação da África Austral que se assinalou omtem.
Ao discursar na abertura da conferência sobre a “Batalha do Cuito Cuanavale e o seu impacto para a harmonização política, económica e social da África Austral”, promovido pela Academia Diplomática Venâncio de Moura, em Luanda, assinalou que, a África Austral conheceu uma história comum de guerras, discriminação social, económica, política e racial que custou vencer.
Leia também: Cimeira da SADC para debater missão militar em Cabo Delgado
Para a secretaria de Estado, esta ocasião serve para prestar merecida homenagem aos heróis do Cuito Cuanavale, pela bravura, espírito de sacrifício, total doação à causa, demonstrados, fieis à tradição dos nossos ancestrais, com destaque para Njinga Mbandi, Mandume, Shaka Zulu, Ngungunhane e tantos outros.
Coube ao director-geral da Academia Diplomática Venâncio de Moura, José Barrica, o discurso de boas-vindas, cujo evento contou com as intervenções do secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, dos académicos Francisco da Cruz, Issau Agostinho, e a moderação do director-adjunto da Academia Diplomática Venâncio, Matias Pires.
Leia mais em Jornal de Angola